Navegue Now! Seu aplicativo de aluguel de barcos e passeios marítimos. Sua melhor opção para buscar aluguel de barcos - procure iates, lanchas, veleiros, catamarãs e escunas para alugar. Não importa a embarcação que você procure, alugar barcos é aqui! Você também encontra passeios de barcos, lanchas, e escunas em Rio de Janeiro, Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Angra dos Reis, Guarujá, Santos, Ubatuba e muito mais. 
Acesse nosso blog e confira nossas dicas sobre navegação e os melhores destinos para alugar uma lancha.

Todos os direitos reservados - (c) Navegue Now 2018.

  • Facebook Clean
  • White Instagram Icon

Seguro náutico: como funciona, quais são suas vantagens e como contratar?

August 28, 2018

 

Aqueles que possuem bens de alto valor sabem o quanto é importante contar com um bom seguro para se resguardar contra eventuais imprevistos do cotidiano. Com as embarcações não é diferente. Por isso, há hoje no mercado diversas empresas que oferecem as mais variadas modalidades de seguros de barcos para atender com eficiência às demandas dos proprietários e garantir com que desfrutem de suas embarcações com maior tranquilidade.

 

Vale ressaltar que o seguro náutico é ainda mais importante para aqueles que costumam disponibilizar seus barcos para locação, uma vez que a embarcação pode sofrer algum tipo de dano estando na posse de terceiros.

 

Sendo assim, entender como esse seguro funciona é essencial para encontrar a opção que melhor atenda seu barco e suas necessidades, garantindo menos preocupação e mais segurança para os seus momentos de lazer ou o seu negócio.

 

Como funciona o seguro náutico

 

O seguro náutico pode ser contratado para qualquer tipo de embarcação, incluindo lanchas, jet skis, iates e veleiros. As coberturas variam de acordo com a corretora, com cada uma delas possuindo suas próprias regras e responsabilidades.

 

O custo vai depender de alguns fatores como: o tipo e valor da embarcação, tamanho, material do casco, ano de fabricação, propulsão, região onde o barco navega e se ele está ou não guardado em uma marina. As embarcações mais novas podem chegar a valores entre 2% a 5% do valor total do barco e veículos como os jet skis possuem um seguro de valor mais elevado, devido aos frequentes casos de roubos e furtos de equipamento.

 

No que diz respeito à cobertura, as seguradoras contam com as modalidades de cobertura básica e cobertura adicional. Em geral, funciona da seguinte maneira:

 

Cobertura básica: Como o nome já diz, trata-se do pacote básico de seguro, que cobre os problemas mais comuns de ocorrerem com as embarcações como roubo, furto qualificado, perda total, naufrágio, queda de raio, colisão, colisão com outra embarcação (abalroação), incêndio, encalhe, danos ocorridos durante a colocada ou retirada do barco na água e reembolso para assistência e salvamento da embarcação. Na modalidade básica, o limite de navegação costuma abranger todo o território brasileiro, de forma a garantir a proteção em qualquer parte do país.

 

Cobertura adicional: Esta modalidade inclui alguns seguros adicionais, que permitem maior segurança a passeios e viagens. Dentre os serviços oferecidos, estão: indenização ou reembolso de despesas com terceiros, remoção de destroços do casco, transporte terrestre da embarcação, roubo ou furto de peças e equipamentos fixos e não fixos e participação em regatas, com cobertura a danos causados em mastros e velas. Ainda há a possibilidade de expandir o limite de navegação para a América do Sul, América Central ou outras partes do mundo.  

 

As vantagens da contratação do seguro de barcos

 

A principal vantagem de se contratar um seguro náutico é a garantia de que a sua embarcação estará protegida caso aconteça algum imprevisto, como danos, roubos e furtos, mesmo quando você não estiver de posse do barco.


Dependendo do pacote contratado, a cobertura do seguro pode incluir ainda auxílio nos processos de colocação e retirada da embarcação da água, além de transporte para o veículo em terra. 


Em caso de acidentes, há a vantagem para a proteção mesmo nos casos de perda total, além do benefício de assistência e salvamento da embarcação.


Outra vantagem é que o seguro proporciona tranquilidade também aos proprietários que praticam competições e atividades recreativas como a pesca e participação em regatas, com a cobertura de danos ocorridos durante as atividades, incluindo reparos.


Dessa forma, é importante estar atento aos planos e benefícios oferecidos pelas seguradoras para escolher o serviço que melhor atenda as suas necessidades.

 

Como contratar o seguro náutico?


O primeiro a fazer é entrar em contato com uma corretora de seguros de confiança para realizar a contratação do seguro náutico. Será essa a empresa responsável por garantir que sua embarcação estará protegida caso ocorra algum problema. Por isso, é importante tomar alguns cuidados antes de decidir qual empresa contratar. Eis algumas dicas:

  • Faça uma boa pesquisa sobre a seguradora. Consulte o site e redes sociais da empresa, comprove sua experiência e verifique as avaliações dos clientes, principalmente as possíveis reclamações feitas;

  • Compare benefícios. Não deixe de comparar os preços e planos oferecidos pelas corretoras, verificando os detalhes da cobertura e as vantagens oferecidas por cada uma;

  • Esclareça suas dúvidas. Analise com atenção todos os equipamentos que serão incluídos na apólice de seguros e não assine os papéis antes de esclarecer todas as suas dúvidas sobre possíveis cláusulas obscuras ou ambíguas.


Para mais dicas e informações, não deixe de acompanhar o blog do Navegue Now.
 

Compartilhe
Please reload

Posts Em Destaque

5 dicas para você curtir passeio de barco em Arraial do Cabo

October 13, 2018

1/4
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Navegue Now
  • Navegue Now