Navegue Now! Seu aplicativo de aluguel de barcos e passeios marítimos. Sua melhor opção para buscar aluguel de barcos - procure iates, lanchas, veleiros, catamarãs e escunas para alugar. Não importa a embarcação que você procure, alugar barcos é aqui! Você também encontra passeios de barcos, lanchas, e escunas em Rio de Janeiro, Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Angra dos Reis, Guarujá, Santos, Ubatuba e muito mais. 
Acesse nosso blog e confira nossas dicas sobre navegação e os melhores destinos para alugar uma lancha.

Todos os direitos reservados - (c) Navegue Now 2018.

  • Facebook Clean
  • White Instagram Icon

5 ensinamentos essenciais para navegantes iniciantes

August 8, 2018

 

 

 

Para quem está planejando se aventurar na prática da navegação, é fundamental conhecer as principais instruções que irão auxiliar o navegante iniciante a dominar esta atividade e realizar passeios com tranquilidade e segurança. Confira algumas dicas essenciais:


1. Esteja em dia com a habilitação
Antes de mais nada, é necessário tirar a habilitação náutica. Se a sua finalidade é navegar por esporte e lazer, então você deve se dirigir à Capitania mais próxima e tirar sua Carteira de Habilitação do Amador (CHA), para se manter regularizado e evitar problemas com a lei.



2. Informe-se sobre as condições da região
Antes de partir para uma aventura marítima, é fundamental procurar conhecer a localidade onde vai navegar e se informar sobre os possíveis riscos que ela oferece. Além disso, o navegante iniciante deve adquirir uma carta náutica da região. 

 

Outra precaução importante é checar a previsão do tempo e das marés em órgãos confiáveis, evitando se expor a riscos desnecessários. Há muitos aplicativos que auxiliam muito na conferência das condições, listamos alguns abaixo:

 

  • Windguru

 

 

 

 

  • Navionics Boating App

 

 

 

Leia também: Comprar ou alugar um barco: qual é a melhor opção?

 


3. Cheque a manutenção
Como qualquer veículo, barcos exigem manutenção periódica, além de limpeza e inspeção contínua, para que funcionem de maneira adequada e não causem transtornos durante a navegação. Mesmo com a manutenção em dia, há algumas precauções que você deve tomar antes do passeio, como:

  • Verificar se o casco está limpo e em boas condições. Caso apresente rachaduras, ele deverá ser lixado;

  • Verificar se todas as luzes estão funcionando corretamente;

  • Conferir o estado das baterias;

  • Conferir extintores e o material de combate a incêndios;

  • Testar o equipamento de rádio;

  • Conferir a quantidade de combustível e se certificar quanto a ausência de vazamentos.

Saiba mais: Seguro náutico - como funciona, quais são as suas vantagens e como contratar?

 

4. Zele por sua tripulação
Sendo o comandante do barco, cabe a você garantir o conforto e a segurança de seus tripulantes. Lembre-se de que novatos têm tendência a enjoar e podem vomitar durante a viagem. Por isso, caso sua tripulação nunca tenha navegado, é recomendável optar por passeios de menor duração e com uma rota próxima das margens. Essa estratégia vai facilitar o seu retorno se algum passageiro precisar desembarcar.


Outra dica importante é distribuir bem as pessoas a bordo, para que o peso não prejudique a estabilidade do casco. E jamais exceda o limite de peso do seu barco – caso não saiba qual a capacitação, a dica é colocar uma pessoa para cada metro de comprimento do casco.

 

 

5. Invista na segurança
Se manter atento às condições de segurança durante a navegação é essencial para assegurar que o passeio seja tranquilo para todos. Portanto, além de estar com todos os equipamentos de segurança obrigatórios listados pela Marinha, fique atento aos seguintes pontos:


Coletes: É imprescindível levar a bordo coletes salva-vidas em boas condições para cada passageiro e garantir com que todos saibam onde encontrá-los.
Infláveis: Deve-se tomar cuidado para não sobrecarregá-los. Ainda que não afundem, eles podem virar ou mesmo capotar caso haja excesso de peso.


Ondas: Nunca subestime as ondas, mesmo as pequenas. Elas são muito mais fortes que o barco e podem oferecer sérios riscos.


Banhistas: A menos que precise embarcar ou desembarcar alguém, não aproxime seu barco a menos de 200 metros das praias. Também não permita que banhistas se aproximem do barco quando ele estiver em movimento e certifique-se de sempre desligar o motor quando houver pessoas na água.


Navios: Procure manter distância dos grandes navios. Eles não conseguem fazer manobras com rapidez e muitas vezes não avistam pequenos barcos.


Motor: Caso o motor apague, o mais seguro a fazer é ancorar com a proa voltada para as ondas, o que evita a entrada de água, e permanecer assim enquanto faz ajustes necessários ou espera pela ajuda.


Comunicação: É importante sempre ter uma maneira de se comunicar com quem está na terra firme, para não ficar desamparado em caso de emergência. Por isso, esteja sempre com o seu celular. Também é importante avisar a alguém sobre o seu destino ao sair de barco. Nunca se sabe quando um resgate será necessário.

 

Gostou deste post sobre os conhecimentos essenciais que você precisa ter para começar a curtir o mundo da navegação? Então, aproveite para conhecer mais barcos e lanchas e descobrir se vale mais a pena comprar ou alugar um!

 

Compartilhe
Please reload

Posts Em Destaque

5 dicas para você curtir passeio de barco em Arraial do Cabo

October 13, 2018

1/4
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Navegue Now
  • Navegue Now