Desafio Solar Brasil em Armação dos Búzios, RJ, começa e tem barcos mais leves e econômicos

Atualizado: Ago 31


O 5° Desafio Solar Brasil teve início quarta-feira (12) em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, com direito a novidades nas embarcações elétricas movidas a energia solar.


De acordo com o professor orientador e um dos organizadores do evento, Ocione Machado, os barcos deste ano estão mais leves e econômicos. Além disso, os alunos que participam do projeto passaram por uma espécie de "fase de testes" antes da competição.

"As equipes estão mais técnicas, porque agora os projetos precisam ser aprovados antes do evento. Se tiver algum erro nos barcos, nós confirmamos e as equipes precisam corrigir para participar", disse Ocione.


O Desafio Solar Brasil (DSB) é um rali de barcos movidos à energia solar, que visa estimular o desenvolvimento de tecnologias para fontes limpas de energias alternativas, bem como divulgar o potencial dessas tecnologias. O DSB foi inspirado na Dutch Solar Challenge, principal evento europeu para embarcações solares, realizado anualmente. A competição brasileira foi idealizada após uma equipe brasileira coordenada pelo Prof. Fernando Amorim (ao qual nossa equipe homenageia) participar da Frisian Solar Challenge, em 2008.




A meta é que a competição agregue instituições e universidades no Brasil e, futuramente, corresponder à uma das etapas de um circuito internacional ampliado.


A cada edição do evento, a Equipe Fernando Amorim desenvolve novos projetos para a embarcação, como sistemas elétricos otimizados e mais eficientes e é responsável pelo design e fabricação de muitos equipamentos utilizados no barco, como os sistemas de transmissão, direção e telemetria. No trabalho em equipe e nos laboratórios de engenharia mecânica (LFEM e LFT) os integrantes tem a oportunidade de colocar em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula, através dos vários softwares de simulação e desenho e no uso dos equipamentos de fabricação.


Os barcos tem potência instalada de geração fotovoltaica de 1.060 W pico e um sistema de propulsão com capacidade nominal de 20 kW. Além disso, possui um banco de baterias de alto desempenho para armazenar a energia gerada não aproveitada e para auxiliar na alimentação do motor em momentos de grande demanda energética.


Assim como os veículos elétricos, os barcos movidos a motor elétrico-solar são uma tendencia em todo o mundo e uma grande aposta para a redução de emissão de CO2 na atmosfera no mundo náutico.

E nas águas da Praia da Armação, no Centro da cidade, neste ano, serão sete provas computadas. No fim do somatório, a equipe que tiver o menor tempo nas corridas será a campeã.


#BarcoElétricoSolar #DesafioSolar#Búzios

175 visualizações

Navegue Now Serviços Náuticos LTDA (“Navegue Now”) - Av. Presidente Vargas Nº 844, sala 1701, Centro - Rio de Janeiro/RJ, CEP 20071-001, CNPJ: 30.429.139/0001-16.

Telefone: (21) 97556-7380,  Email: Contato@naveguenow.com.br. Navegue Now! Seu aplicativo de aluguel de barcos e passeios marítimos. Sua melhor opção para buscar aluguel de barcos - procure iates, lanchas, veleiros, catamarãs e escunas para alugar. Não importa a embarcação que você procure, alugar barcos é aqui! Você também encontra passeios de barcos, lanchas, e escunas em Rio de Janeiro, Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Angra dos Reis, Guarujá, Santos, Ubatuba e muito mais. 
Acesse nosso blog e confira nossas dicas sobre navegação e os melhores destinos para alugar uma lancha.

Todos os direitos reservados - (c) Navegue Now 2018.

  • Facebook Clean
  • White Instagram Icon