Comprar ou alugar um barco: qual a melhor opção?


Se você está pensando em comprar um barco mas ainda não decidiu qual embarcação escolher, uma boa solução pode ser alugar algum. Além de evitar preocupações como a necessidade de tirar uma habilitação náutica, gastos com manutenção e toda a burocracia, é possível experimentar os mais variados modelos e desfrutar de diferentes possibilidades de passeio.

Antes de mais nada, é importante analisar para qual a finalidade você deseja a embarcação. Se a intenção é manter um barco para ser utilizado poucas vezes no ano, como férias e ocasiões especiais, então o aluguel é a opção que oferece o melhor custo-benefício. Afinal de contas, comprar um barco envolve não apenas o dinheiro necessário para a aquisição mas também investimentos em documentação, manutenção, limpeza, combustível e uma vaga na marina, caso o proprietário não tenha um lugar para guardá-lo.

Já ao optar pelo aluguel, você reserva a embarcação somente pelo período em que irá utilizá-la, podendo dividir os custos do barco e combustível com a tripulação. Outra vantagem é que há a possibilidade de contratar um marinheiro habilitado para conduzir o passeio, e todo o equipamento de segurança já estará disponível a bordo.

Como escolher o melhor tipo de embarcação? Em primeiro lugar, é necessário planejar como será o passeio. Uma vez definido, procure por uma empresa especializada em aluguel de barcos que ofereça a embarcação desejada. Através do Navegue Now, é possível pesquisar o barco de seu interesse e solicitar uma reserva, negociando diretamente com nossos prestadores de serviço parceiros de maneira rápida e prática.

Mas se você não tem certeza sobre qual veículo é mais adequado aos seus objetivos, confira abaixo quais são as principais embarcações e o que elas oferecem:

Iate Embarcação de luxo ideal para quem prioriza o conforto. Considerado como uma casa, o veículo possui banheiros, quartos, cozinha, sala e ainda pode oferecer piscina e ar-condicionado.

Os iates podem ser movidos à vela ou motor; porém, cada opção encontra uma limitação: iates à vela são mais lentos, mas fazem trajetos mais longos, enquanto que os movidos a motor podem oferecer restrições em relação à distância.

A capacidade varia entre 14 a 25 pessoas, e alguns modelos oferecem a possibilidade de navegação em mar aberto e travessias.

Lancha Muito utilizadas para o lazer e também para a prática de pesca ou mergulho, as lanchas são versáteis e podem ser desfrutadas tanto em passeios pelo mar quanto em lagos, lagoas e rios. Embora sejam embarcações pequenas, há modelos equipados com banheiros e cabines, proporcionando maior conforto à tripulação. As lanchas são disponibilizadas em dois diferentes tipos:

  • Lancha de proa aberta: ideal para passeios curtos, abriga entre 4 a 10 pessoas. São muito utilizadas em pequenas travessias costeiras, além de lagos, lagoas e rios.

  • Lancha cabinada: sua vantagem em relação à lancha de proa aberta é que a cabinada oferece espaço para cozinhar e passar a noite, podendo ser utilizada para viagens mais longas. Tem capacidade para abrigar de 8 a 14 pessoas.

Veleiro É o tipo de embarcação perfeita para quem gosta de tranquilidade. Pequenos, com capacidade que varia entre 4 a 10 pessoas dependendo do modelo, os veleiros se movem com auxílio do vento, mas também possuem motor para dar estabilidade. São ideais para quem não tem pressa, já que, comparado a outras embarcações, demoram o dobro do tempo para realizar um percurso. A vantagem é que não há cheiro de fumaça ou gasto com combustível.

Catamarã Espaçoso e estável, é conhecido por nunca afundar. Isso porque ele possui os dois cascos (também chamados de bananas) separados, o que confere leveza e permite com que continuem boiando mesmo virados. Mais rápidos que os monocascos, são recomendados para pessoas mais sensíveis a enjoos durante os passeios do mar. Alguns catamarãs podem abrigar centenas de pessoas.

Escuna Um grande veleiro, com capacidade que varia entre 120 a 150 pessoas. As escunas são muito utilizadas em passeios turísticos por serem mais baratas que as lanchas e possuírem uma boa infraestrutura, sendo equipadas com banheiro, cozinha e grande área coberta. A desvantagem é que são embarcações lentas, que balançam muito e não podem atracar em algumas praias, fazendo com que os passageiros precisem nadar ou utilizar um bote extra.

Pesqueiro Também conhecido como Traineira, o pesqueiro é uma embarcação pequena e movida a motor, destinada à pesca. É amplamente utilizada para a prática de pesca profissional no litoral do País.

Trawler Embarcação a motor destinada à pesca esportiva. É capaz de navegar em alto mar, transportando em torno de 10 passageiros com conforto e segurança, mesmo nos mares mais revoltos.

Jet-Ski O jet-ski, também conhecido como motoaquática, transporta de dois a quatro passageiros sentados. Também pode ser usado solitariamente por uma pessoa em pé, durante a prática de esportes radicais.

Jet Boat É uma pequena embarcação híbrida, que mistura atributos da lancha e do jet-ski. Sua principal característica é a propulsão hidrojato, o mesmo mecanismo utilizado no jet-ski. Leve e econômico, é facilmente manobrável e ágil em curvas e tem capacidade para até 6 pessoas.

Para quem busca conhecer melhor os tipos de embarcação antes de decidir comprar uma, não há dúvidas de que o aluguel de barcos é a opção mais prática, segura e econômica.

No Navegue Now você pode escolher entre a modalidade passeio, para rotas pré-estabelecidas comandadas por um marinho habilitado, ou a modalidade aluguel, reservando a embarcação durante o período desejado para realizar o passeio de sua escolha. Baixe o aplicativo e confira nossos serviços.

#Compraroualugar #Comprarbarco #Alugarbarco

140 visualizações

Navegue Now Serviços Náuticos LTDA (“Navegue Now”) - Av. Presidente Vargas Nº 844, sala 1701, Centro - Rio de Janeiro/RJ, CEP 20071-001, CNPJ: 30.429.139/0001-16.

Telefone: (21) 97556-7380,  Email: Contato@naveguenow.com.br. Navegue Now! Seu aplicativo de aluguel de barcos e passeios marítimos. Sua melhor opção para buscar aluguel de barcos - procure iates, lanchas, veleiros, catamarãs e escunas para alugar. Não importa a embarcação que você procure, alugar barcos é aqui! Você também encontra passeios de barcos, lanchas, e escunas em Rio de Janeiro, Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Angra dos Reis, Guarujá, Santos, Ubatuba e muito mais. 
Acesse nosso blog e confira nossas dicas sobre navegação e os melhores destinos para alugar uma lancha.

Todos os direitos reservados - (c) Navegue Now 2018.

  • Facebook Clean
  • White Instagram Icon